Que tal curtir a natureza neste feriadão? Visite a Floresta Nacional de Ipanema
Criada no dia 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente –
Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e pouco mais de 15 Km do centro de Sorocaba, a reserva abrange parte dos municÃpios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92 e seu aniversário de 20 anos coincide com a Conferência Rio+20. A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domÃnio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.
QUANDO IR
O ano inteiro, exceto nos dias em que a Flona permanece fechada (ver em Orientações).
COMO CHEGAR
A Floresta Nacional de Ipanema localiza-se no interior do estado de São Paulo, a 120 km da capital. Fica a aproximadamente 15 km da cidade de Sorocaba.
Os dois principais acessos à Flona são pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1 – coordenadas geográficas 23º 25′ 24″ S / 47º 35′ 45″ O), ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra (entrada pela Portaria 2 – coordenadas geográficas 23º 27′ 24″ S / 47º 35′ 30″ O).
Endereço para correspondência:
Caixa Postal 217 – Centro – Araçoiaba da Serra – SP – CEP: 18190-970.
Tel.: 15 3266-9099 (Centro de Visitantes) e 15 3459-9220 (Administração).
Horário de visitação
A Floresta Nacional de Ipanema funciona de terça a domingo, das 08:00 à s 16:00 (com saÃda até 17:00) para visitas espontâneas e visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados.
Ingressos:
O valor do ingresso, por pessoa, é de R$ 9,00 (nove reais).
Menores de até 12 anos e maiores de 60 anos são isentos do valor de ingresso, assim como instituições de ensino pré-agendadas que realizem na Flona atividades de educação ambiental, conforme a Portaria MMA nº 366/2009.
TODOS OS VISITANTES DEVERÃO PREENCHER O TERMO DE RECONHECIMENTO DE RISCOS, DISPONÃVEL NO CENTRO DE VISITANTES.
Serviço de condução de visitantes
As trilhas atualmente em uso e o Monumento a Varnhagen são áreas de visitação condicionadas ao acompanhamento de condutores de visitantes. O serviço de condução é contratado pelo visitante, por trilha, diretamente com os condutores, independente do valor recolhido pelo ingresso a UC. O passeio na trilha histórica, na Vila de São João de Ipanema, pode ser feito individualmente (autoguiado) ou com acompanhamento de condutor de visitantes.
Há a possibilidade de agendamento prévio de trilha pelo telefone (15) 3266-9099 (Centro de Visitantes).
Agendamento de grupos e escolas
A Floresta Nacional de Ipanema é aberta a grupos e instituições de ensino pré-agendadas, de terças-feiras a domingos.
O agendamento deve ser realizado por telefone, no Centro de Visitantes (15) 3266-9099. A capacidade de recepção de grupos agendados é de no máximo 200 pessoas por dia. O valor do ingresso, por pessoa, é de R$ 9,00.  Menores de até 12 anos e maiores de 60 anos são isentos da taxa de ingresso.
Universidades e escolas podem solicitar isenção do valor de ingresso quando forem realizar atividades didáticas e de educação ambiental inseridas em seus projetos pedagógicos, conforme a Portaria MMA nº 366/2009.
Para solicitação da isenção é necessário que o responsável pela instituição envie para a Flona um ofÃcio, com pelo menos 5 dias úteis de antecedência da data da visita, em papel timbrado da instituição, com os seguintes dados:
– pedido de isenção;
– número de alunos;
– número de professores;
– data da visita e horário de chegada;
- objetivo da visita (Projeto Pedagógico);
– nome do professor responsável e telefone para contato;
Atenção: Para as universidades, além do procedimento de solicitação de isenção de ingresso, é necessário realizar a solicitação de autorização para atividade com finalidade didática no âmbito do ensino superior no Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO, por meio do link https://www.icmbio.gov.br/sisbio/
Para isenção do valor de ingresso é pré-requisito o acompanhamento mÃnimo de 1 (um) professor para cada 15 (quinze) alunos. Os professores deverão acompanhar os alunos em todos os locais e durante todo o tempo em que estiverem na unidade, inclusive nas trilhas.
O objetivo da visita deve estar claramente exposto, pois não isentamos escolas que tenham interesse apenas em passeios voltados ao lazer.
Este documento deve ser enviado aos cuidados de Rafael Ferreira Costa, chefe da Floresta Nacional de Ipanema. O documento pode ser enviado por e-mail ([email protected]) ou por fax para o tel. (15) 3459-9220.
Após recebermos o ofÃcio, efetuaremos a análise do pedido e o pré agendamento.
Caso o pedido seja aprovado, entraremos em contato com a instituição para confirmação.
No dia da visita é necessário que nos seja entregue o documento original, assinado, para que possamos efetuar a autorização da isenção do pagamento. Sem o documento original não isentaremos da taxa de entrada em hipótese alguma, pois o procedimento de isenção segue padrões que dependem do ofÃcio original.
Se aprovada, a isenção será somente do valor de ingresso e não do valor do serviço de condução de visitantes.
Não é permitido fazer churrasco, pescar e entrar com animais domésticos.
Não é possÃvel a pernoite, não há alojamentos.
Qualquer dúvida, entre em contato com o Centro de Visitantes da Flona de Ipanema, pelo telefone (15) 3266-9099.
ATRATIVOS
As atividades de visitação realizadas na Flona de Ipanema têm nos fatos históricos seu principal eixo temático e normalmente são associadas à s visitas aos monumentos do SÃtio Histórico. Essas atividades são complementadas com percursos de caminhadas em trilhas naturais, sobretudo na Mata Atlântica, e de recreação na área de lazer, onde podem ser encontrados quiosques e playground.
A Flona também oferece 4 trilhas auto guiadas para ciclismo, corrida e caminhada: Morro Araçoiaba (20km); Rio Ipanema (15km), dos Jequitibás (10km) e da ACADEBio (5km). Nestas trilhas o visitante terá a possibilidade de, além de praticar atividade fÃsica ao ar livre, observar a vida silvestre, áreas florestais em regeneração natural e induzida, vegetação de mata atlântica e de cerrado, afloramentos rochosos, o Monumento a Varnhagen, plantios de eucalipto, lagos artificiais, mata ciliar dos rios Verde e Ipanema, Represa Hedberg e demais paisagens do SÃtio Histórico.
Atualmente há duas áreas especÃficas de visitação na Flona de Ipanema dentro dos limites da Zona de Uso Público:
- SÃtio Histórico, e
- Ãrea de Lazer.
As demais áreas de visitação estão localizadas em áreas classificadas como Zona Primitiva. São elas:
- Trilha Afonso Sardinha,
- Trilha Fornos de Cal,
- Trilha Pedra Santa,
- Monumento a Varnhagen.
Trilha Afonso Sardinha
As ruÃnas dos Fornos de Afonso Sardinha podem ser visitadas através do percurso de caminhada da trilha que recebe seu nome. A trilha, de 1.600 metros de extensão, acompanha um trecho do Ribeirão do Ferro em meio à Mata Atlântica e é considerada fácil.
Trilha Fornos de Cal
Da trilha Afonso Sardinha sai também a Trilha Fornos de Cal(1.500 m de extensão), que passa por riachos e trechos de Mata Atlântica. É possÃvel visitar, durante o passeio, as ruÃnas dos fornos de cal do século XIX. A trilha é de nÃvel médio de dificuldade.
Trilha Pedra Santa
A Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen podem ser visitados através do percurso de caminhada da Trilha Pedra Santa, com um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros de extensão. Apesar de poder ser acessado por rota alternativa, inclusive de carro (com acompanhamento de condutores de visitantes), o Monumento à Varnhagen é o ponto final da Trilha Pedra Santa, sendo visitado em seu percurso. A trilha é considerada de nÃvel médio de dificuldade.
As três trilhas atualmente em uso, e o Monumento a Varnhagen são áreas de visitação condicionadas ao acompanhamento de condutores de visitantes. O serviço de condução é contratado pelo visitante, por trilha, diretamente com os condutores, independente do valor recolhido pelo ingresso a UC.
Todas as atividades partem obrigatoriamente do Centro de Visitantes e as visitas raramente se restringem a uma única área, em função da proximidade entre elas e do tempo destinado as atividades.
Devido a localização e apelo visual, o SÃtio Histórico, mesmo que não seja percorrido em toda a sua extensão, e nem mesmo seja a motivação original do visitante, é uma área de visitação obrigatória durante sua permanência na UC.
O SÃtio Histórico da Floresta Nacional de Ipanema reúne construções de diversos perÃodos da história da siderurgia brasileira. As construções datam de 1811 (quando da construção dos fornos de Hedberg) a 1913 (perÃodo de atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello – fornos de carvão, tipo “colméia”).
As delimitações atuais do SÃtio Histórico dentro da Zona de Uso Público incluem os seguintes monumentos/edificações:
- Alto Forno Mursa
- Altos Fornos Geminados
- Antiga Sede Administrativa
- Casa da Guarda
- Casa das Armas Brancas
- Cruz de Ferro
- Depósito de Arreios
- Fornos de Carvão
- Ponte Articulada
- Relógio de Sol
- Represa Hedberg
- Oficina de Modelagem
- Engenho de Serrar e
- Cemitério Protestante
Vale ressaltar que o Cemitério Protestante não se localiza próximo ao conjunto descrito, seu acesso é feito via uma das Zonas de Recuperação, que divide a Zona de Uso Público, distante aproximadamente 1,5 Km do conjunto principal do SÃtio Histórico.
O QUE FAZER
Na Flona você poderá fazer:
- Caminhadas em trilhas na Mata Atlântica e Cerrado;
- Visitas aos sÃtios históricos e monumentos (veja em Atrativos);
- Picnics nas áreas de lazer;
- Ciclismo; e
- Corrida.
A Flona de Ipanema possui dois portões de acesso, nos quais o visitante é instruÃdo a se dirigir diretamente ao Centro de Visitantes, antes do inÃcio do passeio.
O Centro de Visitantes oferece estacionamento para veÃculos, acesso a sanitários masculino e feminino, sanitários para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, fraldário, bebedouro de água filtrada e área de descanso.
A Flona possui cinco quiosques cobertos na Ãrea de Lazer. Os quiosques possuem mesa para lanches e torneira. O uso dos quiosques é livre e não é possÃvel a reserva dos mesmos. Nos quiosques não há churrasqueiras e não é permitido utilizar churrasqueiras portáteis.
O acesso e a circulação entre os monumentos são feitos por via pavimentada ou por áreas gramadas. Há áreas de estacionamento no Centro de Visitantes e próximo à Casa das Armas Brancas.
Para o atendimento das necessidades dos visitantes, o SÃtio Histórico conta com sanitários masculino e feminino, instalados na Antiga Sede Administrativa e na Ãrea de Lazer, próximo aos quiosques.
ORIENTAÇÕES
ATENÇÃO: Â
- Não é permitido fazer churrasco, pescar e entrar com animais domésticos na Flona de Ipanema.
- Assim que entrar na Flona, o visitante deve se dirigir ao Centro de Visitantes para adquirir seu ingresso e assinar o Termo de Reconhecimento de Riscos.
- As trilhas no Morro Araçoiaba e o Monumento a Varnhagen são áreas de visitação condicionadas ao acompanhamento de condutores de visitantes. O serviço de condução é contratado pelo visitante, por passeio, diretamente com os condutores, independente do valor recolhido pelo ingresso a UC.
- Para conhecer os condutores autorizados clique no link abaixo.
CONDUTORES DE VISITANTES DA FLONA DE IPANEMA
Normas de visitação
O ordenamento e o controle das atividades de uso público na Flona de Ipanema são realizados em conformidade com o estabelecido em seu Plano de Manejo.
A Floresta Nacional de Ipanema funciona de terça a domingo, das 08:00 à s 16:00 (com saÃda até 17:00) para visitas espontâneas e de terça a sábado, no mesmo horário, para visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendados. O funcionamento ou fechamento em feriados e pontos facultativos serão autorizados especificamente pela administração da unidade.No caso de solicitações especiais para realização de passeios e atividades em outros horários, a decisão caberá à chefia da Flona que emitirá autorização prévia e especÃfica.
O valor do ingresso e os critérios de isenção estão previstos na Portaria MMA nº 366 de 07 de outubro de 2009, sendo atualizado anualmente pelo ICMBio.
Ao entrar na unidade, o visitante deve se dirigir imediatamente ao Centro de Visitantes, onde deverá ser pago o valor de ingresso ou autorizada a isenção. No local, o visitante deve assinar o Termo de Reconhecimento de Riscos e receberá uma pulseira colorida de identificação que deverá usar durante sua permanência na Flona.
A velocidade máxima permitida para veÃculos no interior da unidade é de 40 Km/h na estrada principal e 20 km/h na Vila de São João de Ipanema.
Os visitantes da Flona deverão assumir integralmente os riscos provenientes de sua conduta, inerentes à prática de atividades esportivas e ao lazer em ambientes naturais, tanto no que se refere à sua própria segurança e integridade fÃsica quanto à integridade dos atributos ambientais e/ou infra-estrutura existente na unidade.
As trilhas abertas à visitação são:
I. Trilha Histórica;
II. Trilha da Pedra Santa;
III. Trilha Afonso Sardinha;
IV. Trilha Fornos de Cal.
Na Trilha Histórica é opcional a utilização do serviço de condutores de visitantes. A trilha deve ser realizada a pé ou com veÃculos nos locais onde o acesso é permitido.
Nas Trilhas da Pedra Santa, Afonso Sardinha e Fornos de Cal é necessária a utilização do serviço de condutores de visitantes, por se tratarem de áreas com presença de sÃtios arqueológicos e monumentos históricos singulares.
O acesso à s entradas das Trilhas Afonso Sardinha e Fornos de Cal poderá ser realizado com veÃculos particulares dos visitantes, sempre acompanhados pelo condutor de visitantes, pela estrada de acesso ao Morro do Araçoiaba e durante a caminha na trilha, os veÃculos deverão permanecer estacionados próximos à cancela de acesso à trilha sem prejudicar a circulação normal da estrada.
O acesso à entrada da Trilha da Pedra Santa deverá ser realizado a pé, a não ser em casos especiais autorizados pela administração da Flona.
Durante as trilhas os condutores de visitantes e os visitantes devem obedecer à  conduta consciente em ambientes naturais, sendo proibida a retirada de elementos da fauna e da flora e de materiais minerais ou orgânicos, a introdução de espécies e o uso de equipamentos sonoros, cigarros e bebidas alcoólicas.
As trilhas para ciclismo, corrida e caminhada Morro Araçoiaba, Rio Ipanema, dos Jaquitibés e da ACADEBio são auto guiadas e não precisam de acompanhamento de condutores de visitantes.
Não é permitido fazer churrasco, pescar e entrar com animais domésticos.
Não é possÃvel a pernoite de visitantes, não há alojamentos.
São proibidas no interior da Flona de Ipanema as seguintes atividades:
– o trânsito e o estacionamento de veÃculos automotivos em locais não autorizados;
– o trânsito de veÃculos movidos à tração animal, exceto quando a serviço da administração da Flona ou excepcionalmente autorizados pela administração da unidade;
– a entrada de animais domésticos;
– o depósito de lixo fora dos recipientes apropriados (lixeiras);
– a retirada total ou parcial de qualquer planta ou amostra mineral sem autorização especÃfica para tal;
– a caça, a pesca, a captura de animais silvestres ou a montagem de artefatos de caça, bem como proporcionar maus-tratos ou alimentação inadequada à fauna local;
– a introdução de espécies animais ou vegetais, domésticas ou silvestres, nativas ou exóticas, sem a devida autorização, independente da forma de introdução no interior da Flona de Ipanema;
– a prática de atividades comerciais não autorizadas;
– a utilização de produtos quÃmicos para banho ou lavagem de objetos em corpos hÃdricos naturais ou artificiais existentes no interior da Flona, assim como a captação da água para outros fins sem a devida autorização;
– a realização de eventos nas áreas de uso público sem a devida autorização (festas, encontros religiosos e shows, dentre outros);
– a utilização de aparelhos sonoros nas áreas de uso público, salvo com autorização expressa da administração da unidade;
– o ateamento de fogo na vegetação, bem como o uso de fogueiras ou qualquer outra conduta que possa causar incêndio florestal ou em outras formas de vegetação nativa;
– o acampamento fora das áreas designadas para esse fim;
– a realização de caminhadas fora das trilhas existentes;
– a abertura e interligação de atalhos que possam acelerar o processo erosivo das trilhas;
– a realização de pesquisa cientÃfica sem a devida autorização do ICMBio;
– o uso de imagem da Flona de Ipanema para fins comerciais sem a devida autorização.
FONTE: Divulgação
Confira, abaixo, as fotos de Zé Américo Moreira da Silva, especialmente para o Cidade Sorocaba:





