Quarentena: dicas de saúde e entretenimento para idosos
Jogos, leituras e atividades fÃsicas podem ajudar idosos durante perÃodo de isolamento social
30/03/2020 – Ocupar a mente em perÃodos ociosos, como o proporcionado pelo isolamento social recomendado devido ao novo coronavÃrus, é algo importante. Com essa intenção, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Sorocaba, o Clube e Chácara do Idoso, vinculados à Secretaria de Cidadania (Secid), dão algumas dicas para manter a mente e o corpo dos idosos ativos em tempo de distanciamento social.
Para algumas pessoas, a quarentena tem sido um momento insociável, especialmente pelas orientações dadas pelas Conselho Nacional da Pessoa Idosa, para que essa população fique em casa.
Jogos como caça-palavras, quebra-cabeças e palavras cruzadas são uma boa indicação, pois estimulam a mente e exercitam a memória. Fazer uma leitura de poema ou de um livro e assistir filmes são outras dicas.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Eugênia Morais, orienta aos familiares e os idosos a saÃrem de casa só se for extremamente necessário. “A maioria das casas de longa permanência, ou para idosos, não podem receber visitas. Caso haja alguma intercorrência, os responsáveis serão avisadosâ€, explica Maria Eugênia, ressaltando que todos os profissionais que estão na linha de frente do combate da Covid-19 estão bem orientados e merecem apoio e respeito.
O Clube do Idoso de Sorocaba oferece aulas de dança, alongamento e meditação através de um aplicativo de mensagens, atendendo três pessoas por vez. As aulas duram de 20 a 30 minutos. Além disso, estudantes de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba (Uniso) enviam por esse mesmo aplicativo, exercÃcios para ajudar na memória dos idosos atendidos pelo Clube.
A Chácara do Idoso divulgou orientações de como a população pode melhorar o sistema imunológico, responsável por atuar na defesa do organismo, contra o ataque de invasores externos que, muitas vezes,
ocasionam doenças. Tomar sol, de 5 a 10 minutos, pois ajuda a sintetizar a vitaminas D do corpo. Manter uma alimentação saudável e balanceada, dando preferência à alimentos que tem vitamina C na composição, como laranja, morango, abacaxi, tomate, brócolis e espinafre.
Manter o corpo bem hidratado é essencial, sendo necessário 2 litros de água por dia. Regular o sono e mantê-lo sadio. A prática de atividade fÃsica é outro benefÃcio, aumentando a energia do corpo, o fluxo sanguÃneo e a capacidade de circulação corporal.
Para mais orientações é possÃvel entrar em contato pelos telefones (15) 3212-6900 e (15) 99748-3080.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Sorocaba