CoronavÃrus: empresa cria tecnologia para orientar pessoas com sintomas
29/04/2020 – A empresa de tecnologia Zenvia, em parceria com a Neoway, focada em tecnologia de análise big data, desenvolveu uma tecnologia para orientar as pessoas que acreditam estar infectadas com o coronavÃrus, através de um robô de triagem, muito simples de usar, que pode ser acessado de qualquer celular ou computador.
Além disso, prefeituras podem requisitar, de forma simples e gratuita, uma plataforma agregada a tecnologia. Nela, é possÃvel prover um mapa bairro a bairro com casos suspeitos em tempo real, para que oriente as ações de prevenção e atendimento da Secretaria de Saúde, bem como auxilie o planejamento de fechamento/abertura do comércio e serviços na região. A plataforma ainda direciona para as UBS/UPAs que estão preparadas para pacientes com covid-19, a fim de evitar que as pessoas procurem atendimento desnecessariamente, ou que coloquem em risco os profissionais de saúde e pacientes de unidades que não estejam preparadas.
“A tecnologia não exige nenhuma implantação, configuração ou qualquer outro tipo de investimento por parte da prefeitura. O robô é personalizado para cada prefeitura, tendo um endereço próprio para ser divulgado no site da prefeitura, nas redes sociais, imprensa local e grupos de Whatsapp da comunidade. Ressalto que é uma doação, não havendo nenhuma contrapartida por parte da prefeitura.â€, explica o CEO da Zenvia, Cassio Bobsin.
O Cidade Sorocaba bateu um papo com o CEO sobre o assunto. Confira!
Cidade Sorocaba (CS): Por que a empresa decidiu desenvolver essa tecnologia?
Cassio Bobsin, CEO da Zenvia: Criamos essa solução para fazer essa triagem, com protocolo de medicina aplicado à saúde pública, e chegamos aquele mais objetivo para o direcionamento.
CS: Quais prefeituras já adotaram a tecnologia?
Cassio: Já são 32 prefeituras, entre elas Porto Alegre, Aracaju, Caxias do Sul, ItajaÃ, e outras prefeituras de cidades de interior de estados como Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Além disso, também já têm o nosso robô os governos de Pernambuco, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
CS: Como as prefeituras podem adotar a tecnologia?
Cassio: Para adotar a tecnologia é bem simples. Basta que a prefeitura interessada entre em contato conosco pelo [email protected]. O contato deve ser feito de preferência com um e-mail oficial por questões de segurança. Os próximos passos são informados logo após o primeiro contato da prefeitura.
CS: Os cidadãos de cidades que não adotaram a tecnologia podem se beneficiar dela de alguma forma? Como?
Cassio: Caso a prefeitura da cidade ainda não tenha adotado a tecnologia, para o cidadão que queira fazer a pré-análise e descobrir como agir em casos de covid-19, basta acessar o https://covid.zenvia.com. Como o robô possui localizador, o cidadão pode receber orientação dos postos de atendimento mais próximos de sua casa e os dados da conversa do cidadão com o bot ficarão armazenados e estarão disponÃveis para consulta posterior pela prefeitura.
Porém, se a prefeitura não adotou a tecnologia, os endereços dos postos de atendimento contra o covid-19 na cidade podem estar desatualizados. A base de postos de saúde que disponibilizamos no robô é extraÃda do banco de dados do Ministério da Saúde e não necessariamente podem estar atendendo a casos de covid-19.
CS: Como a tecnologia pode ajudar no combate e prevenção ao coronavÃrus?
Cassio: Com a expansão da pandemia, por mais que a gente diminua a curva, as pessoas tendem a procurar o apoio de saúde sem precisar, e acabam contaminadas. Por isso, a solução foi programada para que a pessoa não precise responder todas as perguntas. O robô consegue reconhecer, com poucas respostas, se é o caso de procurar, ou não, atendimento médico e já indica a unidade mais próxima de onde a pessoa está. Isso aumenta a capacidade dos hospitais e unidades de saúde primária, ao mesmo tempo em que preserva a saúde daqueles que não estão infectados com o novo coronavÃrus.
Texto: Ivana Santana