O Presidente e CEO da Sony, Hiroky Totoki, junto com o CEO da ZMP Inc, Hisashi Taniguchi, concordaram em colaborar no desenvolvimento e lançamento de soluções corporativas usando veículos aéreos não tripulados para captura de imagens e processamento de dados com base em nuvem. As duas empresas fundarão em conjunto uma nova companhia chamada “Aerosense Inc.” que será oficialmente incorporada no inicio de agosto deste ano.

A Sony irá contribuir com suas câmeras, sensores, redes de comunicação e tecnologias robóticas enquanto a ZMP com a condução automatizada e também tecnologias robóticas em conjunto com sua experiência de negócios em campos industriais. A Aerosense Inc. irá combinar esses ativos  e desenvolver soluções completas que atendam às necessidades incluindo equipamentos de medição, topografia, observação e fiscalização Seu objetivo é começar os lançamentos para clientes corporativos em 2016.

Para financiar todos os gastos, as duas empresas tem em reserva ¥100.000.000, equivalente a aproximadamente R$ 2.590.000,00. A sede será em Tokyo e eles ainda estão estabelecendo as cadeiras da presidência e direção da nova Empresa.

“Nós estamos ansiosos para explorar novas oportunidades além do nosso portifólio de consumidores no mercado empresarial”, disse Hiroki Totoki, chefe da divisão de dispositivos móveis da Sony ao jornal The Wall Street Journal. “A chave para o crescimento nessas áreas vai ser a adaptação da empresa em várias tecnologias”.