A manifestação dos caminhoneiros começou no dia 21/05 e apesar de ter pego muita gente sem aviso prévio, muitas pessoas começaram a adotar o hábito de ir trabalhar com as suas bicicletas. O que parecia ser uma solução em meio à crise que se instalou pelo país, a atitude carregou consigo um peso muito mais ecológico, econômico e saudável do que poderíamos imaginar.

Uma das coisas que o ciclista mais percebe ao ir trabalhar de bicicleta é o tempo que ele economiza até chegar ao trabalho. Muito mais versátil e compacta, a bicicleta é mais rápida e pode chegar em até 30 minutos numa distância que de carro levaria uma hora. Além da praticidade, a bicicleta é muito econômica, pois não exige documentos como o IPVA, estacionamento, combustível e troca do óleo. Outro ponto essencial que as pedaladas oferecem ao seu trabalho é a diminuição do stress, que consequentemente, aumenta a sua produtividade e bom humor.

Além de economizar tempo e dinheiro, ir ao trabalho de bicicleta te garante mais saúde. Previne doenças cardíacas, ajuda a controlar a diabetes, reduz a obesidade e aumenta a sua resistência. Afinal, adotar essa atitude é a melhor maneira de encaixar as atividades físicas no seu dia a dia e reeducar o seu corpo. O ciclismo causa resultados tão visíveis quanto ir à academia, pois queima as calorias e melhora a sua respiração, que por sinal, vai estar inalando ar puro e fresco.

Por fim, mas com certeza não menos importante, um dos maiores benefícios que a bicicleta pode trazer é sem dúvidas a redução da poluição. Desde que a greve começou, a capital paulista apontou uma queda de 50% da poluição do ar, ou seja, esse episódio fez com que as pessoas se vissem obrigadas a deixar seus automóveis convencionais para conseguirem trabalhar – e as bicicletas ganharam ainda mais espaço no coração dos paulistas. Em Sorocaba, o uso das bicicletas tiveram um aumento de 56% e o trafego no transito teve uma diminuição visível.

 

Se adaptando com a bicicleta

Agora que você tem motivos suficientes para ir ao trabalho de bicicleta, que tal ir se acostumando com as pedaladas? Você não precisa dar início a sua vida de ciclista tão rapidamente, mas sim tornar isso um hábito aos poucos. Intercale os dias: na metade da semana você pode ir de bicicleta e na outra metade de carro, por exemplo. Naturalmente você vai transpirar, pois estará fazendo um exercício e por isso precisará usar roupas leves e confortáveis – deixe uma troca de roupa na sua mochila para substitui-la quando chegar ao trabalho.

Para se acostumar com os exercícios, tire uns 15 minutos de folga para que quando chegue ao serviço, você possa se recompor. Se hidrate, relaxe e recupere o ar. Depois desse tempo você estará pronto para o seu trabalho (e conforme você vai se acostumando com a bicicleta, o intervalo de folga vai diminuindo até deixar de existir). Além disso, a cidade de Sorocaba possui ciclovias para que você possa chegar ao seu destino com segurança e sem preocupações.

E agora, a pergunta mais importante: você possui bicicleta? Se não, saiba que não tem problema. Sorocaba oferece um compartilhamento de bicicletas seguro e econômico para você! A Integrabike está disponível para todos os cidadãos que possuem um dos cartões de Transporte Coletivo Municipal. Saiba mais como alugar a sua bicicleta e adquirir uma vida mais saudável, sustentável e libertadora!