Como Fazer Uma Dieta Detox Simples – Cardápio e Dicas

A dieta detox (abreviação para a palavra desintoxicação) é um procedimento que visa a eliminação de toxinas do organismo, que podem ser obtidas através da alimentação ou do meio ambiente.

DETOX INTELIGENTE → Perca 4kg em 7 dias (A VERDADE)!
DETOX INTELIGENTE → Perca 4kg em 7 dias (A VERDADE)!

Uma dieta detox simples pode minimizar a quantidade de substâncias químicas ingeridas, promove o consumo de alimentos que oferecem vitaminas, nutrientes e antioxidantes fundamentais para o processo de desintoxicação e ainda incentiva a ingestão de alimentos que possuam fibras e água, para eliminar as toxinas a partir do aumento da urina e do funcionamento do intestino.

O que pode

O primeiro passo para realizar uma dieta detox simples é conhecer os alimentos que podem aparecer no cardápio e os que devem ser evitados.

Entre as comidas permitidas em um plano de alimentação da dieta estão frutas como maçã, banana, pêra, laranja, manga, kiwi, morango, melão e abacaxi. Elas podem aparecer em forma de suco natural, frescas, congeladas, secas e em conserva. Para acompanhar o consumo das frutas, uma dica é usar a aveia.

Vegetais frescos, congelados ou conservados em água sem a adição de sal como cenoura, brócolis, cogumelo, pimenta, tomate e cebola também são permitidos numa dieta detox simples.

Todos os tipos de batata são permitidos, assim como os grãos e as lentilhas, mesmo se estivem secos ou conservados em água.

Arroz integral e peixe fresco são dois outros itens que a dieta abrange e que podem aparecer juntos em uma refeição como o almoço, por exemplo. Bolos de aveia e arroz também fazem parte do cardápio.

Outros alimentos como nozes e sementes sem sal, como as de abóbora e girassol, iogurte natural, óleo extra virgem, vinagre balsâmico, alho, gengibre, ervas frescas, mel, pimenta preta moída e chás de ervas ou frutas podem ser inclusos numa dieta detox simples.

Durante a ainda é necessária a ingestão de pelo menos dois litros de água diariamente.

 

Sugestão de cardápio

Para facilitar a visualização do que pode e do que não pode ser consumido numa dieta detox simples, vamos trazer aqui alguns exemplos de pratos que podem aparecer no seu cardápio.

Café da manhã

O café da manhã de alguém que esteja realizando a dieta detox simples precisa ter pelo menos 50% de frutas ou vegetais.

Para começar o dia, a pessoa pode preparar um mingau feito com banana, iogurte natural e mel de acompanhamento. Outra opção é consumir uma bebida como o chá na parte da manhã. A sugestão é preparar uma medida de 200 ml de chá verde.

Caso sinta fome durante o intervalo entre o café da manhã e o almoço, você pode se alimentar com uma fruta como a pêra ou o kiwi.

Almoço

Um almoço que obedece a dieta costuma ter de 60 a 80% de vegetais, de preferência crus, e de 20 a 40% de folhas.

Para a hora do almoço, dá para investir em uma refeição mais leve como uma sopa de vegetais ou de lentilha acompanhada de bolinhos de aveia. Outra opção é a salada feita com abacate, tomate, manjericão fresco e pimenta-do-reino com o acompanhamento de bolinhos de arroz.

Jantar

Para o jantar, a recomendação é que o prato possua de 60 a 80% de vegetais.

Você pode preparar um pouco de arroz integral e escolher alguns vegetais para fritar e acompanhar o alimento. Algumas opções são cebolas, cogumelos e brotos de bambu feitos com óleo de oliva, alho e gengibre.

Também dá para consumir um prato com vegetais cozidos a vapor, batata assada, acompanhados de um filé de salmão.

Lanchinhos

Existem várias opções para quando bater a fome entre uma refeição e outra. Pode ser uma fruta fresca como o melão ou o abacaxi ou uma seleção de frutas de sua preferência – que caibam na dieta detox, é claro – em uma salada fresca.

Outra alternativa é um iogurte natural misturado com mel ou um punhado de nozes ou sementes sem sal. Para diferenciar um pouco, a pessoa pode preparar chips de brócolis ou ingerir um suco verde detox.

Vale lembrar aqui que esse é apenas um exemplo de cardápio. A melhor maneira de montar um plano de alimentação para emagrecer é sempre com a orientação de um profissional especializado que levará em consideração a realidade de seu corpo e suas necessidades.

Além disso, é esse profissional que irá determinar o número de calorias que devem ser ingeridas por dia e assim ficará mais fácil montar o cardápio personalizado da sua dieta detox.

Total
20
Shares