Afinal, como montar uma loja de moveis planejados?

como montar uma loja de moveis planejados

Mercado – mercado de moveis planejados 2017

Conforme estudo elaborado pelo Sebrae:

De 2004 à 2005 houve decréscimo de 6 ,58% no mercado de móveis brasileiro. Contudo, houve um crescimento de quase 10% no período de 2003 a 2008;

Em 2008 o mercado de móveis alcançou a cifra de 17 bilhões de reais;

A tendência, é que o mercado de móveis cresça como um todo, 8,5% até 2013 em termos de valor de venda.

Localização

A localização de uma Loja de Móveis Planejados deve ser decidida levando em consideração alguns aspectos, tais como:

a) Adequação aos clientes:Facilidade de acesso; Estacionamento;

b) Adequação aos funcionários:Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo;Infraestrutura de serviços (restaurantes, farmácias, bancos);

c) Aspectos urbanísticos e de infraestrutura:Segurança da região;Infraestrutura de serviços públicos (Bombeiros, Polícia, Hospital, Correio);Local sujeito a inundações ou próximo a áreas de risco;Disponibilidade dos serviços de água, luz, telefone e internet;Serviços de recolhimento de lixo.

d) Aspectos econômicos financeiros:Preço de aluguel e qualidade dos imóveis disponíveis;

Alguns locais que podem ser considerados estratégicos:

Proximidade de outras lojas de móveis planejados;Shoppings especializados em produtos para o lar;

Pessoal

Uma Loja de Móveis Planejados precisa de profissionais que exerçam as funções, administrador, projetista, vendedor, montador e ajudante do montador.

Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. Uma Loja de Móveis Planejados pode começar com uma equipe de seis pessoas, desde que os profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento.

AdministradorCapacidade para lidar com imprevistos;Reconhecer e definir problemas,Atuar preventivamente;Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;Ter conhecimento de gestão empresarial;Habilidade de relacionamentos;Habilidade para negociar;Próatividade;Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;Disciplina.

ProjetistaBoa visão espacial; Capacidade de comunicação;Habilidade manual;Raciocínio espacial desenvolvido;Senso estético;Concentração e atenção a detalhes.Criatividade, para realizar um trabalho de qualidade e atender satisfatoriamente às necessidades do cliente.Capacidade para trabalhar em equipe.

Vendedor(a)Boa dicção;Conhecimento do ramo;Conhecimento técnico dos produtos;Cortesia e educação para com os clientes e colegas;Capacidade para trabalhar em equipe; Capacidade de comunicação;Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.

MontadorPrimazia pelo acabamento;Pró -atividade;Capacidade de resolver problemas;Cortesia e educação para com os clientes e colegas;Capacidade de comunicação;Habilidade para interpretar manuais.

Ajudante do MontadorForça física;Capacidade para trabalhar e equipe;Cortesia e educação para com os clientes e colegas

A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.

Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.

Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:

recrutamento e seleção,treinamento de novos funcionários,custos com demissões.

Como montar uma loja de moveis planejados?

Materiais Necessários

  • Plano de Negócios
  • Capital
  • Licenças
  • Local
  • Equipamento
  • Veículo para entrega
  • Estoque